“ Senta que lá vem a História”: construindo conhecimentos sobre alfabetização e letramento”
Colaborador
Colaborador
Resumo da Iniciativa
O projeto de extensão “Senta que lá vem a História”: construindo conhecimentos sobre alfabetização e letramento tem por objetivo possibilitar aos alunos dos centros municipais de educação infantil do município de União da Vitória o acesso à literatura infantil a partir da contação de histórias.
Descrição da Iniciativa
A metodologia é composta de grupos de estudos de uma hora semanal sobre os temas literatura infantil, alfabetização e letramento, organização das dinâmicas de contação de histórias e efetivação das apresentações nas instituições de ensino agendadas. A equipe é composta por acadêmicos do curso de Pedagogia. Diante disso o projeto tem como problemática: a contação de história pode contribuir para a investigação de como se desenvolve o processo de apropriação da leitura e escrita?
Esse projeto, de acordo com os objetivos propostos, será executado por meio das seguintes ações.
No primeiro momento, será feita a apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e na ocasião o acadêmico que será responsável pelos agendamentos e as articulações com as escolas e demais situações que porventura aparecerem.
O segundo momento será a preparação da equipe, no qual comporão as seguintes ações:
- planejamento das atividades de estudos (textos, dinâmicas e atividades);
- grupos de estudos: de uma a duas horas semanais (a carga horária será de uma a duas horas, a depender das apresentações nas escolas), durante a vigência do projeto, sobre os temas literatura infantil, alfabetização e letramento. A dinâmica será a leitura prévia dos textos selecionados, para posterior discussão nas terças feiras das 17 horas e 15 minutos às 18 horas e 30 minutos;
- sínteses escritas e reflexões dos textos;
- elaboração do planejamento das ações, como a seleção de histórias, dos instrumentos e materiais que serão utilizados na contação, visando atender aos vários públicos de faixas etárias diferentes;
- elaboração de livros, materiais e jogos referentes às histórias contadas para serem doados às instituições.
O terceiro momento será a efetivação da contação de histórias com as seguintes ações:
- agendamentos com as escolas;
- apresentações das contações de histórias nos centros municipais educação infantil de União da Vitória.
O quarto momento será a reflexão sobre as temáticas estudadas:
- coleta de material realizado pelos alunos das instituições, após a contação e permitidas pelas instituições a sua utilização;
- a análise dos dados;
- organização de artigos científicos;
- participação em eventos.
Pretende-se com este projeto auxiliar os alunos das instituições de ensino no processo de leitura e escrita, bem como na formação dos futuros professores do curso de Pedagogia e a disseminação científica. Outrossim, o projeto contribuirá na formação inicial do acadêmicos de Pedagogia e nas propostas de curricularização da extensão conforme a Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 (PNE 2014-2024), especificamente a meta a 12.7 que visa “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014).
Esse projeto, de acordo com os objetivos propostos, será executado por meio das seguintes ações.
No primeiro momento, será feita a apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória e na ocasião o acadêmico que será responsável pelos agendamentos e as articulações com as escolas e demais situações que porventura aparecerem.
O segundo momento será a preparação da equipe, no qual comporão as seguintes ações:
- planejamento das atividades de estudos (textos, dinâmicas e atividades);
- grupos de estudos: de uma a duas horas semanais (a carga horária será de uma a duas horas, a depender das apresentações nas escolas), durante a vigência do projeto, sobre os temas literatura infantil, alfabetização e letramento. A dinâmica será a leitura prévia dos textos selecionados, para posterior discussão nas terças feiras das 17 horas e 15 minutos às 18 horas e 30 minutos;
- sínteses escritas e reflexões dos textos;
- elaboração do planejamento das ações, como a seleção de histórias, dos instrumentos e materiais que serão utilizados na contação, visando atender aos vários públicos de faixas etárias diferentes;
- elaboração de livros, materiais e jogos referentes às histórias contadas para serem doados às instituições.
O terceiro momento será a efetivação da contação de histórias com as seguintes ações:
- agendamentos com as escolas;
- apresentações das contações de histórias nos centros municipais educação infantil de União da Vitória.
O quarto momento será a reflexão sobre as temáticas estudadas:
- coleta de material realizado pelos alunos das instituições, após a contação e permitidas pelas instituições a sua utilização;
- a análise dos dados;
- organização de artigos científicos;
- participação em eventos.
Pretende-se com este projeto auxiliar os alunos das instituições de ensino no processo de leitura e escrita, bem como na formação dos futuros professores do curso de Pedagogia e a disseminação científica. Outrossim, o projeto contribuirá na formação inicial do acadêmicos de Pedagogia e nas propostas de curricularização da extensão conforme a Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014 (PNE 2014-2024), especificamente a meta a 12.7 que visa “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014).
Início:
01/08/2018
Término: 12/12/2020
Site da Iniciativa
Endereços
Praça Coronel Amazonas, Praça, Centro, União da Vitória-PR, 84600-185, Brasil
Objetivos da Iniciativa
OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo geral:
- Possibilitar aos alunos dos centros municipais de educação infantil do município de União da Vitória o acesso à literatura infantil, a partir da contação de histórias e, consequentemente, auxiliá-los na alfabetização e no letramento.
Objetivos específicos:
- Promover ações que envolvam a contação de histórias aos alunos das instituições de ensino de União da Vitória e assim construção de uma cultura literária, especialmente a literatura brasileira.
- Possibilitar o prazer pela Literatura contada de forma contextualizada, prazerosa e crítica a partir dos diversos gêneros textuais.
- Proporcionar aos alunos das instituições de ensino participantes momentos de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.
- Proporcionar aos estudantes de graduação Pedagogia espaço onde possam desenvolver ações integrando extensão, ensino e pesquisa, visando a melhoria de sua formação acadêmica.
- Possibilitar ações que contribuam para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos para a educação de qualidade e substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, (ODS 4),
- Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica, que envolve a consciência crítica e melhorias de padrões com a capacidade de agir autonomamente. (ODS 10)
O objetivo geral:
- Possibilitar aos alunos dos centros municipais de educação infantil do município de União da Vitória o acesso à literatura infantil, a partir da contação de histórias e, consequentemente, auxiliá-los na alfabetização e no letramento.
Objetivos específicos:
- Promover ações que envolvam a contação de histórias aos alunos das instituições de ensino de União da Vitória e assim construção de uma cultura literária, especialmente a literatura brasileira.
- Possibilitar o prazer pela Literatura contada de forma contextualizada, prazerosa e crítica a partir dos diversos gêneros textuais.
- Proporcionar aos alunos das instituições de ensino participantes momentos de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.
- Proporcionar aos estudantes de graduação Pedagogia espaço onde possam desenvolver ações integrando extensão, ensino e pesquisa, visando a melhoria de sua formação acadêmica.
- Possibilitar ações que contribuam para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos para a educação de qualidade e substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, (ODS 4),
- Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica, que envolve a consciência crítica e melhorias de padrões com a capacidade de agir autonomamente. (ODS 10)
Vídeos