Psicomotricidade e afetividade: o comprometimento afetivo no fazer pedagógico - formação in loco
Instituição
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Resumo da Iniciativa
Formações in loco diretamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs),
Descrição da Iniciativa
Diante de uma das maiores dificuldades do município de Araucária, no que tange a Educação, encontra-se propiciar formação continuada e de qualidade a seus profissionais. Assim, a Secretária Municipal de Educação pensou em uma maneira eficaz e praticamente sem custos aos cofres públicos, mas que viesse ao encontro de sanar o problema acima evidenciado, nascendo assim o projeto “O fazer pedagógico por meio da afetividade”. Este é um projeto focado em proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade (modalidade Creche), formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino.
O projeto tem o total de 12 horas, sendo 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via online. Para a execução deste projeto seria necessário reestruturar a equipe de ensino da Educação Infantil da Secretaria de Educação, e, assim foi feito: com o desafio lançado, todavia, por ser um projeto inovador e pioneiro, a gestão, na pessoa da secretária de educação e sua equipe, precisariam analisar, sistematizar e, principalmente, estudar sobre a psicomotricidade, a afetividade, visitar os espaços onde os CMEIs estão, além de verificar os materiais ali disponíveis e convencer aos profissionais a participarem deste sonho. Entendeu-se, então, que o trabalho seria grande, mas o resultado, maior ainda.
Já, agora, nos momentos de ação, as formadoras designadas para a realização desse projeto da equipe da SMED, com o cronograma previamente elaborado em mãos, visitam os CMEIs com um protocolo visando conhecer a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, com o objetivo de democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade. Isso feito, retornam à Secretaria de Educação e em reunião com as especialistas em Educação Infantil, elaboram as estratégias próprias para cada unidade e suas demandas.
Em seguida, a unidade, na pessoa do diretor(a), recebe o planejamento do projeto próprio para aquela unidade, além de receber também já um indicador de qualidade em formato de formulário e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido. Na data e horário agendados três formadoras da Educação Infantil (SMED) vão até o CMEI e fazem a formação com os profissionais e suas crianças juntos, com uma duração de 4 horas presenciais. De volta à SMED, é feita uma análise dos resultados obtidos, bem como, são estabelecidas e/ou pensadas em outras estratégias para a formação ser realmente eficaz.
O projeto tem o total de 12 horas, sendo 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via online. Para a execução deste projeto seria necessário reestruturar a equipe de ensino da Educação Infantil da Secretaria de Educação, e, assim foi feito: com o desafio lançado, todavia, por ser um projeto inovador e pioneiro, a gestão, na pessoa da secretária de educação e sua equipe, precisariam analisar, sistematizar e, principalmente, estudar sobre a psicomotricidade, a afetividade, visitar os espaços onde os CMEIs estão, além de verificar os materiais ali disponíveis e convencer aos profissionais a participarem deste sonho. Entendeu-se, então, que o trabalho seria grande, mas o resultado, maior ainda.
Já, agora, nos momentos de ação, as formadoras designadas para a realização desse projeto da equipe da SMED, com o cronograma previamente elaborado em mãos, visitam os CMEIs com um protocolo visando conhecer a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, com o objetivo de democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade. Isso feito, retornam à Secretaria de Educação e em reunião com as especialistas em Educação Infantil, elaboram as estratégias próprias para cada unidade e suas demandas.
Em seguida, a unidade, na pessoa do diretor(a), recebe o planejamento do projeto próprio para aquela unidade, além de receber também já um indicador de qualidade em formato de formulário e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido. Na data e horário agendados três formadoras da Educação Infantil (SMED) vão até o CMEI e fazem a formação com os profissionais e suas crianças juntos, com uma duração de 4 horas presenciais. De volta à SMED, é feita uma análise dos resultados obtidos, bem como, são estabelecidas e/ou pensadas em outras estratégias para a formação ser realmente eficaz.
Site da Iniciativa
Endereços
Rua Pedro Druszcz, Centro, Araucaria-PR, 83702-080, Brasil
Objetivos da Iniciativa
Proporcionar aos profissionais da Educação Infantil que atuam com crianças de 0 a 3 anos (modalidade creche) formações continuadas in loco observando o ambiente/espaço e participantes de cada unidade de ensino, com o tema: Psicomotricidade e afetividade – O comprometimento afetivo no fazer pedagógico;
Atender as necessidades dos profissionais;
Ampliar as possibilidades de utilização dos espaços;
Estimular o fazer pedagógico por meio de encaminhamentos pautados na condição sociocultural e estrutural de cada CMEI;
Perceber-se enquanto educador como integrante dos espaços, sendo agente de transformação com seus pares para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos;
Estabelecer vínculos afetivos entre o educador e a criança.
Atender as necessidades dos profissionais;
Ampliar as possibilidades de utilização dos espaços;
Estimular o fazer pedagógico por meio de encaminhamentos pautados na condição sociocultural e estrutural de cada CMEI;
Perceber-se enquanto educador como integrante dos espaços, sendo agente de transformação com seus pares para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos;
Estabelecer vínculos afetivos entre o educador e a criança.
Iniciativas da Instituição
Contato da Iniciativa
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - 83702-080 - Araucaria - PR
(41) 3614-1400
smgo@araucaria.pr.gov.br