Projeto Liga da Leitura : Incentivo à leitura
Colaborador

"Time is up"! Let's save the Planet!
Resumo da Iniciativa
Através da leitura pode se dominar a vida, leitura como meio de informação, muito mais do que isso, leitura consciente como alicerce para mudanças e libertação dos futuros cidadãos brasileiros, no sentido de melhorar suas vidas e consequentemente a vida daqueles que os cercam.
Descrição da Iniciativa
A primeira pretensão é concernente ao gosto pelo prazer de ler, aprender a usar a linguagem investindo, criando, experimentando o estímulo da imaginação ,do lúdico ,da fantasia e do envolvimento.
O contato com jogos, canções, contos de fadas, estórias em quadrinhos, rimas e com todo tipo de leitura através do uso de material representável é satisfatório e extremamente positivo porque faz despertar o mundo das ideias. A linguagem de caráter lúdico é capaz de seduzir muito mais facilmente, estabelecendo uma relação prazerosa da criança com o livro.
Cativar a criança e torná-la leitor, para sempre, em todas as fases de sua vida.
O processo da leitura precisa integrar-se à vida como necessidade, deixando de ser meramente ocasional, assim sendo, o projeto Liga da Leitura possibilitou-nos a frente de várias ODS, começando pelo sexto objetivo da AGENDA 2030, Brasil cuidando das águas e a conscientização de que é um recurso finito, que compete a nós, proprietários dessa terra maravilhosa, as ações de cuidar, vigiar, exigir se preciso for e transformar. A diminuição das desigualdade sociais com a leitura de vários temas, como por exemplo, o livro Chico Juba (literatura africana), Tibi e Joca( literatura surda) e iniciação à Educação Inclusiva, entre outros títulos não menos importantes.
Uma segunda pretensão é tornar o aluno um leitor ativo diante do texto, participando do processo de construção de sentidos, onde a leitura supera o nível de um patamar meramente tradicional.
E a pretensão mais esperada e desejada por todos: mudanças de comportamento dos alunos envolvidos , bem como a propagação delas `aqueles que os cercam, mudanças concretas de atitude perante os resultados das reflexões feitas.
O processo da leitura precisa integrar-se à vida como necessidade, deixando de ser meramente ocasional, o processo precisa estar vivo na vida de nossos alunos participando do processo de construção de sentidos e dessa forma contribuindo para a construção das Boas Práticas Sustentáveis que só terão colheitas fartas no futuro.

Início: 26/02/2018
Término: 31/03/2020
Endereços

Rua Heihachiro Niekawa, casa, Jardim Farropilha, Paranavaí-PR, 87708-020, Brasil

Objetivos da Iniciativa
Alunos do Colégio Estadual de Paranavaí

- Resgatar a leitura e/ou contação de estórias tanto no âmbito escolar como no familiar;
-Proporcionar alternativas para aproximar as crianças dos livros;
-Melhorar a produção de texto a partir dos comentários, resumos e resenhas dos livros lidos;
-Incentivar a criação de situações para propagação das ideias e reflexões feitas ao longo dos encontros;
- Iniciar a leitura de textos em Inglês (The Little Prince) e daí então títulos em Inglês;
- Aprender e fixar o novo vocabulário apresentado, tanto na Língua Portuguesa, Língua Inglesa Língua Brasileira de Sinais.
-Assimilar as pronúncias das palavras em Inglês;
-Introduzir a educação Inclusiva, através da literatura Africana e literatura surda;
-Aprender a língua brasileira de sinais;
-Entrar em contato surdos ao longo do processo.

Acadêmicos da Unespar

-Ser capaz de produzir pequenos diálogos na Língua Inglesa, bem como as expressões estudadas nos títulos em Inglês;
-Ampliar as discussões a nível acadêmico sobre a importância da leitura para além da mera e simples informação;
- Levantar os dados estatísticos do Pisa, a fim de pesquisar possíveis soluções para as dificuldades existentes;
-Proporcionar alternativas, bem como estratégias de ensino para contribuir com a prática pedagógica dos profissionais de Língua Portuguesa e ou Língua inglesa moderna;
- Preparar os acadêmicos para a Prática Pedagógica;
- Proporcionar aos acadêmicos um contato mais próximo com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná;
- Aprender a elaborar teoricamente um Plano de Ação de Docente;
-Proporcionar aos acadêmicos um melhor e mais profundo arcabouço teórico, bem como aproximá-los das práticas desde os primeiros anos do curso.
Álbum de Fotos
"Time is up"! Let's save the Planet!
Aula prática com o sexto ano.
Reflexões sobre o tema " água"
Praticando um pouco a Língua Brasileira de Sinais em apresentação artística no campus da Unespar
Conhecendo um pouco mais sobre a África através do livro Chico Juba!       uba
Sexto objetivo: Cuidando das águas
KNOWING ABOUT AFRICA
Língua Brasileira de Sinais
Health nutrition
"Time is up"! Let's save the Planet!
Aula prática com o sexto ano.
Reflexões sobre o tema " água"
Praticando um pouco a Língua Brasileira de Sinais em apresentação artística no campus da Unespar
Conhecendo um pouco mais sobre a África através do livro Chico Juba!       uba
Sexto objetivo: Cuidando das águas
KNOWING ABOUT AFRICA
Língua Brasileira de Sinais
Health nutrition
Vídeos
ODS correspondentes à iniciativa