DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL E PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
Colaborador
Colaborador
Resumo da Iniciativa
Este projeto objetiva desenvolver competências interpessoais de alunos e profissionais de enfermagem e prepará-los para o mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa compreensiva do tipo pesquisa-intervenção, que será realizada com alunos do curso de Enfermagem da UNESPAR-Paranavaí.
Descrição da Iniciativa
A competência interpessoal passou a ser um requisito imprescindível a todos os níveis ocupacionais de uma empresa. As organizações têm o capital humano como uma ferramenta de desenvolvimento de serviços e o desenvolvimento individual é essencial, considerando que o indivíduo deve estar apto a exercer suas atividades (FONSECA, et al., 2016).
Segundo Moscovici (1985, p. 27) “a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada as necessidades de uma e as exigências da situação”. Também é uma ferramenta de gestão que quando aplicada corretamente, influencia a equipe, considerando que os indivíduos sentem necessidade da busca constante de melhorias sua vida, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Possuir sensibilidade para identificar as determinadas situações, possibilita que o sujeito desempenhe melhor o seu trabalho, tanto na parte técnica da empresa quando na rede de relações interpessoais (RODRIGUES, et al., 2001)
O desenvolvimento interpessoal do enfermeiro é uma tarefa complexa, considerando que a formação desses profissionais, na maioria das escolas, possui como foco a excelência do desenvolvimento técnico. Entretanto, é esperado que o enfermeiro seja capaz de desempenhar um papel de liderança no trabalho, dentro de uma perspectiva participativa, no qual o objetivo é alcançado quando há esforço de todos e não apenas na união de esforços individuais (FONSECA, et al., 2016).
Assim, acredita-se que o enfermeiro deve possuir em sua formação conteúdos que instrumentalizem para uma ação globalizada, essencialmente quando se trata do trabalho em equipe e coordenação desses trabalhos (MUNARI, et al., 2003).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa compreensiva do tipo pesquisa-intervenção. A abordagem qualitativa é mais empregada em pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais, por se aprofundarem mais no universo das ações de pessoas e dos significados de suas relações, profundamente embasados em crenças, valores, atitudes e hábitos dos indivíduos. Elas ainda procuram trabalhar com as vivências, as experiências, o cotidiano e a compreensão das estruturas e instituições, resultantes de intervenções humanas (MINAYO, 2012; ALVES, 2013).
A pesquisa será realizada com alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí-PR e os profissionais de enfermagem do mesmo município. Sua operacionalização se dará por meio de oficinas periódicas ministradas por professores vinculados ao Projeto de Ensino (MARQUES, 2018).
Segundo Moscovici (1985, p. 27) “a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada as necessidades de uma e as exigências da situação”. Também é uma ferramenta de gestão que quando aplicada corretamente, influencia a equipe, considerando que os indivíduos sentem necessidade da busca constante de melhorias sua vida, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Possuir sensibilidade para identificar as determinadas situações, possibilita que o sujeito desempenhe melhor o seu trabalho, tanto na parte técnica da empresa quando na rede de relações interpessoais (RODRIGUES, et al., 2001)
O desenvolvimento interpessoal do enfermeiro é uma tarefa complexa, considerando que a formação desses profissionais, na maioria das escolas, possui como foco a excelência do desenvolvimento técnico. Entretanto, é esperado que o enfermeiro seja capaz de desempenhar um papel de liderança no trabalho, dentro de uma perspectiva participativa, no qual o objetivo é alcançado quando há esforço de todos e não apenas na união de esforços individuais (FONSECA, et al., 2016).
Assim, acredita-se que o enfermeiro deve possuir em sua formação conteúdos que instrumentalizem para uma ação globalizada, essencialmente quando se trata do trabalho em equipe e coordenação desses trabalhos (MUNARI, et al., 2003).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa compreensiva do tipo pesquisa-intervenção. A abordagem qualitativa é mais empregada em pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais, por se aprofundarem mais no universo das ações de pessoas e dos significados de suas relações, profundamente embasados em crenças, valores, atitudes e hábitos dos indivíduos. Elas ainda procuram trabalhar com as vivências, as experiências, o cotidiano e a compreensão das estruturas e instituições, resultantes de intervenções humanas (MINAYO, 2012; ALVES, 2013).
A pesquisa será realizada com alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí-PR e os profissionais de enfermagem do mesmo município. Sua operacionalização se dará por meio de oficinas periódicas ministradas por professores vinculados ao Projeto de Ensino (MARQUES, 2018).
Endereços
Centro, Paranavaí-PR, 87701-020, Brasil
Objetivos da Iniciativa
Objetivo geral:
• Desenvolver competências interpessoais de alunos e profissionais de enfermagem e prepará-los para o mercado de trabalho.
Objetivos específicos:
• Capacitar alunos e profissionais de Enfermagem quanto as diferentes etapas dos processos seletivos de residência e mestrado;
• Oferecer ferramentas para desenvolvimento interpessoal de alunos e profissionais de Enfermagem;
• Aprimorar o perfil profissional nas redes sociais de alunos e profissionais de Enfermagem.
• Desenvolver competências interpessoais de alunos e profissionais de enfermagem e prepará-los para o mercado de trabalho.
Objetivos específicos:
• Capacitar alunos e profissionais de Enfermagem quanto as diferentes etapas dos processos seletivos de residência e mestrado;
• Oferecer ferramentas para desenvolvimento interpessoal de alunos e profissionais de Enfermagem;
• Aprimorar o perfil profissional nas redes sociais de alunos e profissionais de Enfermagem.