CAMPANHA TRAGA SEU COPO
Instituição
Instituição
Resumo da Iniciativa
Este projeto surgiu ao verificarmos que em todas as reuniões de ONGs da Rede de Curitiba eram utilizados copos plásticos. Percebemos também que em Seminários, Assembleias, Encontros, Congressos e eventos de toda sorte a opção oferecida tem sido sempre copos plásticos.
Descrição da Iniciativa
Através de um olhar mais agudo, verificamos que de acordo com os dados da ONU 2018, o plástico representa 80% do lixo dos oceanos. Os números brasileiros são assustadores. Em termos de consumo, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1 500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
Copos plásticos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Estes materiais não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microrganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo. Um copo plástico tem vida média no ambiente entre 250 a 400 anos.
Trata –se, portanto, de um produto cuja existência tem sido nefasta para a natureza , segundo a Fonte: Impacto Ambiental são fabricados 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, sendo que a reciclagem e insatisfatória e a maior parte descartada incorretamente. Existem atualmente apenas duas empresas no Brasil que reciclam este material. (São Paulo e Rio de Janeiro).
A ideia surgiu de uma observação simples. Em uma reunião de rotina, percebemos que todas as pessoas serviram –se de copos plásticos, em média 3 copos por pessoa pelo período de 5 horas. Éramos 80 pessoas, portanto só neste momento foram 240 unidades de copos plásticos descartados sem uso, uma vez que as estatísticas dizem que uma pessoa permanece com o copo nas mãos por no máximo três minutos.
A partir daquela reunião que ocorreu em 2 de abril de 2018 no espaço GRPcom em Curitiba Paraná, desencadeamos um processo que transformou-se em uma campanha cujo objetivo é participar de uma proposta que visa reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de conscientizar o público para a reutilização do seu copo. Sabemos que algumas instituições de ensino brasileiras tomaram iniciativas para diminuir o consumo de copos descartáveis. Porém, percebemos que a grande maioria, em reuniões, eventos, encontros, seminários, congressos ao qual nos mesmos participamos, utiliza –se o copo plástico sem a menor cerimônia, por absoluta falta de consciência. E portanto um trabalho de Educação ambiental, que tem sido nossa referência, ao longo dos anos.
Esta campanha visa alertar para a conscientização e nos permite também vendermos nossos copos em alumínio. Tivemos a ideia de sermos, na medida do possível auto sustentáveis, para trabalharmos em outro projeto. Nosso objetivo será reverter o dinheiro das vendas dos copos da Associação Planeta d’O para o projeto Escola Mar da nascente ao oceano, aplicado em escolas públicas municipais. Um projeto que lançamos em 2017 e que nos permitiu termos o selo ODS - FIEP 2019 no Paraná.
A Associação Planeta d’O lançando esta campanha acredita que poderá fazer com que mais pessoas se engaje na questão da conscientização ambiental.
Copos plásticos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Estes materiais não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microrganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo. Um copo plástico tem vida média no ambiente entre 250 a 400 anos.
Trata –se, portanto, de um produto cuja existência tem sido nefasta para a natureza , segundo a Fonte: Impacto Ambiental são fabricados 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, sendo que a reciclagem e insatisfatória e a maior parte descartada incorretamente. Existem atualmente apenas duas empresas no Brasil que reciclam este material. (São Paulo e Rio de Janeiro).
A ideia surgiu de uma observação simples. Em uma reunião de rotina, percebemos que todas as pessoas serviram –se de copos plásticos, em média 3 copos por pessoa pelo período de 5 horas. Éramos 80 pessoas, portanto só neste momento foram 240 unidades de copos plásticos descartados sem uso, uma vez que as estatísticas dizem que uma pessoa permanece com o copo nas mãos por no máximo três minutos.
A partir daquela reunião que ocorreu em 2 de abril de 2018 no espaço GRPcom em Curitiba Paraná, desencadeamos um processo que transformou-se em uma campanha cujo objetivo é participar de uma proposta que visa reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de conscientizar o público para a reutilização do seu copo. Sabemos que algumas instituições de ensino brasileiras tomaram iniciativas para diminuir o consumo de copos descartáveis. Porém, percebemos que a grande maioria, em reuniões, eventos, encontros, seminários, congressos ao qual nos mesmos participamos, utiliza –se o copo plástico sem a menor cerimônia, por absoluta falta de consciência. E portanto um trabalho de Educação ambiental, que tem sido nossa referência, ao longo dos anos.
Esta campanha visa alertar para a conscientização e nos permite também vendermos nossos copos em alumínio. Tivemos a ideia de sermos, na medida do possível auto sustentáveis, para trabalharmos em outro projeto. Nosso objetivo será reverter o dinheiro das vendas dos copos da Associação Planeta d’O para o projeto Escola Mar da nascente ao oceano, aplicado em escolas públicas municipais. Um projeto que lançamos em 2017 e que nos permitiu termos o selo ODS - FIEP 2019 no Paraná.
A Associação Planeta d’O lançando esta campanha acredita que poderá fazer com que mais pessoas se engaje na questão da conscientização ambiental.
Início:
02/04/2018
Término: 30/12/2025
Endereços
Avenida Fredolin Wolf, 641 bloco 05 apto 11, Pilarzinho, Curitiba-PR, 82115-000, Brasil
Objetivos da Iniciativa
Alertar e conscientizar os malefícios do plástico nos Rios, Córregos e Oceanos.
Desenvolver o habito de levarmos nosso copo individual como ocorre em alguns países e no Brasil, apesar da iniciativa ser tímida ainda.
Objetivos específicos
- Alcançar resultados derivados da dedicação e evolução das pessoas como sociedade, porem pensando sempre na evolução pessoal de cada um.
- Ofertar em contrapartida melhora nos aspectos sociais, familiares, pessoais.
- Promover a educação e responsabilidade com o ambiente agua, terra através de gestos que podem parecer pequenos, mas são de grade valia (O que fazemos é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor... Madre Teresa de Calcutá).
- Proporcionar a cada um tornar-se um embaixador desta campanha em seus locais de trabalho em reuniões e demais atividades, bastando para isto fazer uma foto com o cartaz em mãos e disponibilizar esta foto nas suas redes sociais com a #aguaevida, #planetado # com nome de suas empresas e outras mais que desejar.......
Desenvolver o habito de levarmos nosso copo individual como ocorre em alguns países e no Brasil, apesar da iniciativa ser tímida ainda.
Objetivos específicos
- Alcançar resultados derivados da dedicação e evolução das pessoas como sociedade, porem pensando sempre na evolução pessoal de cada um.
- Ofertar em contrapartida melhora nos aspectos sociais, familiares, pessoais.
- Promover a educação e responsabilidade com o ambiente agua, terra através de gestos que podem parecer pequenos, mas são de grade valia (O que fazemos é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor... Madre Teresa de Calcutá).
- Proporcionar a cada um tornar-se um embaixador desta campanha em seus locais de trabalho em reuniões e demais atividades, bastando para isto fazer uma foto com o cartaz em mãos e disponibilizar esta foto nas suas redes sociais com a #aguaevida, #planetado # com nome de suas empresas e outras mais que desejar.......
Iniciativas da Instituição
Contato da Iniciativa
Avenida Fredolin Wolf, 641 bloco 05 apto 11 - Pilarzinho - 82115-000 - Curitiba - PR
(41) 9653-0901
soniamar5@yahoo.com.br
Documentos